Pesquisar este blog

domingo, 2 de janeiro de 2011

A procissão do São Francisco.

Essa a anos aconteceu, mas até hoje diversas pessoas ainda dizem ver a tal procissão.

Há muitos anos uma família moradora da região do São Francisco tinha dois filhos, com o tempo papai e mamãe vieram a falecer até sobrar os dois irmãos.


O mais novo muito adoentado era sempre socorrido pelo seu irmão. Mas a enfermidade foi tanta que meses depois viera a falecer também. O mais velho caíra em depressão profunda ao se encontrar sozinho nesse mundão de Deus. Para tentar se livrar dos maus pensamentos começou a sair toda noite. Naquela época não existia a iluminação pública de hoje na Rua José Real Prado e a penumbra de suas saídas era sua companheira.


Certa noite avistou ao longe um grupo de pessoas numa procissão pela rua. Cada um levando uma vela. O rapaz apressou o passo e resolveu acompanhar a procissão, perguntou a um outro rapaz do seu lado:

- A procissão é de outro lugar? Não conheço nenhuma dessas pessoas aqui.

O rapaz não respondeu, apenas balançou a cabeça. Entendendo como um sim, continuou sua caminhada. A procissão seguia em silêncio, mas ao chegar próxima a linha férrea não seguiu para a igreja e sim em direção ao cemitério. De repente todos começaram a entrar pelo portão do local, mas o rapaz não conseguia entrar, todas as pessoas o atropelavam e passava em sua frente até que só sobrou ele, porém quando ele foi passar o portão se fechou com ele para fora. Ele gritou para o rapaz que o acompanhara:

- Ei amigo, deixe-me entrar também.

- Você não pode, você ainda está vivo.

- Como assim... vivo?

- Você não se lembra mais de mim?

- Não, acho que não.

- Pois eu sou... o seu irmão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário